Proposta Pedagógica



A Proposta Pedagógica do Centro Educacional Moriah está fundamentada nos princípios de Froebel de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável, na Teoria Cognitiva de Jean Piaget que propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: sensório-motor, pré-operacional (pré-operatório), operatório concreto e operatório formal e de Vygotsky que acredita que estimulado pelo MEIO SOCIAL e mediado pelo educador o educando constrói o seu conhecimento. A inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o MEIO. É por meio do convívio com o outro que o Homem se constitui.  Para esta afirmativa, citamos um pensamento do educador Paulo Freire: "Ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho. Os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo.”
            O Centro Educacional Moriah tem como missão proporcionar uma aprendizagem significativa para cada aluno, visando os quatro pilares da Educação: aprender a conhecer que indica a abertura para o conhecimento; aprender a fazer que estimula a coragem de executar na busca de acertar; aprender a conviver que estimula a harmônica convivência, o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, explicita o papel do cidadão e o objetivo de viver.  Com o slogan “Aqui, brincar é dez, estudar é CEM!”, o Centro Educacional Moriah expressará a importância da ludicidade como parte inerente do processo de aprendizagem.
            Em conformidade à legislação federal vigente, a educação, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício pleno da cidadania.
 

Equipe CEM.